Skip to main content

Embora o atraso menstrual seja classicamente o primeiro sinal que levanta a suspeita de uma gravidez, o corpo da mulher inicia uma série de transformações hormonais logo após a concepção. A ação do hormônio gonadotrofina coriônica humana (beta-hCG), do estrogênio e da progesterona no organismo desencadeia diversos sintomas de gravidez que podem surgir antes mesmo da falta da menstruação.

É fundamental que as mulheres conheçam esses indícios, pois alguns sintomas iniciais podem ser confundidos com a Tensão Pré-Menstrual (TPM) ou outras condições clínicas. A seguir, destacamos os principais sintomas que indicam que pode ser gravidez e vão além do ciclo menstrual:

1. Alterações nas mamas

As mudanças nos seios estão entre os sintomas de gravidez mais precoces e comuns. Elas ocorrem devido à preparação do corpo para a lactação, sob influência hormonal.

  • Sensibilidade e dor: as mamas podem ficar inchadas, doloridas e com mais sensibilidade ao toque, semelhante à sensação da TPM, mas frequentemente mais intensa.
  • Escurecimento da aréola: o aumento da pigmentação, com o escurecimento da aréola (a área em torno do mamilo), é outro sinal frequente no início da gravidez.

2. Náuseas e vômitos (enjoos matinais)

As náuseas, popularmente conhecidas como “enjoos matinais”, podem surgir a qualquer hora do dia ou da noite e afetam grande parte das gestantes, geralmente iniciando por volta da 5ª ou 6ª semana de gravidez. O aumento rápido dos níveis hormonais é o principal culpado por essa manifestação.

3. Cansaço e fadiga excessiva

Uma sensação profunda de fadiga e sono excessivo, que não melhora com o descanso, também é muito comum nas primeiras semanas de gravidez. O corpo está trabalhando intensamente para sustentar o desenvolvimento do bebê, e o aumento dos níveis de progesterona contribui significativamente para o cansaço.

4. Variações de humor e irritabilidade

As mudanças hormonais intensas no início da gravidez, especialmente a elevação do estrogênio e progesterona, são responsáveis por variações de humor rápidas e imprevisíveis, que podem se manifestar como irritabilidade, choro fácil ou sensibilidade emocional.

5. Aumento da frequência urinária

O aumento do volume de sangue circulante no corpo da mulher grávida e o crescimento inicial do útero, que comprime a bexiga, resultam em uma vontade frequente de urinar logo no primeiro trimestre de gravidez.

6. Sangramento de implantação (nidação)

Um sangramento vaginal leve e de curta duração, diferente da menstruação, pode ocorrer quando o óvulo fecundado se implanta na parede do útero (processo conhecido como nidação). Este sangramento é pouco volumoso, de cor rosa ou marrom, e ocorre cerca de 10 a 14 dias após a concepção, por vezes antes do atraso menstrual.

7. Alterações do paladar e olfato

Muitas mulheres relatam um olfato mais apurado (hiperosmia), onde cheiros antes neutros se tornam insuportáveis, e uma alteração no paladar, incluindo o relato de um gosto metálico na boca (disgeusia) ou aversão a comidas e bebidas que antes eram apreciadas.

É importante notar que a intensidade e a presença desses sintomas de gravidez variam de mulher para mulher e de gestação para gestação. A presença desses sinais é uma forte possibilidade de gravidez, por isso, é ser importante realizar um teste de gravidez. A maioria dos testes é feita a partir do atraso menstrual, mas já existem opções no mercado que dão resultados em 8 dias partir da relação sexual. Em caso positivo, consulte um médico para confirmação e início do pré-natal.


Produto relacionado

Teste de gravidez EXACTO – 8 Dias